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Laís Flores

O que são Gatilhos Mentais e como utilizar a seu favor?

É uma hora da tarde e você decide comprar um lanche em um fast food. Acredite, até mesmo por trás de decisões banais do dia a dia existe um estímulo que o cérebro recebe. Nesse caso, foi um estímulo baseado nas necessidades do corpo humano! Mais para frente você entenderá o motivo pelo qual isso tem relação direta com o tema do texto: o que são gatilhos mentais.

Entenda, o mesmo funciona com o seu cliente para que ele tome a decisão entre comprar ou não o seu produto, por exemplo. Esse é o ponto onde eu queria chegar! Esses estímulos cerebrais são chamados de gatilhos mentais, e se trata de uma arma poderosa de persuasão para alavancar resultados no Marketing Digital e vendas.

Se você souber usá-los da maneira correta, leads qualificados nunca mais passarão reto pelo seu botão de compra.

De fato, o que são gatilhos mentais?

Algumas decisões em nossas vidas exigem muitos esforços, enquanto outras acontecem no automático! Portanto, o cérebro cria atalhos para saber se aquilo realmente merece a nossa atenção.

É como se um interlocutor entrasse em ação, sussurrasse em nosso ouvido “Olha! Isso é realmente interessante, dê atenção” e nós saíssemos do automático.

Citarei alguns exemplos de gatilhos mentais e você possivelmente irá se identificar. É normal! Dessa forma, será possível entender que tais gatilhos mentais podem ser usados a favor de uma equipe de Marketing ou até mesmo do seu setor de Vendas na hora da negociação de um produto.

Esse texto sai do ar nas próximas duas horas…

Aqui estamos falando o que são os gatilhos mentais de escassez! 70% das pessoas já realizaram compras no impulso, somente pelo medo de perder aquela oportunidade.

Por exemplo: 90% de desconto somente nos próximos dois dias! Assim, a mente da pessoa pensa: compro agora por um preço bacana ou deixo para depois e perco essa promoção?

Eu já caí nessas promoções relâmpagos e acredito que você também. E, como consumidora, posso afirmar que não queremos ser enganados. Portanto, se você disse que será pelas próximas duas horas, assuma a sua promessa! Caso contrário, você nunca mais terá clientes atraídos pelo seus preços baixos, por exemplo!

Preste atenção! Trata-se de qualquer tipo de limitação, não somente em horas válidas. Abuse da sua criatividade!

Mil pessoas leram esse texto e comprovaram que as dicas são válidas!

Entenda, o gatilho de prova social é quase como uma indicação! Quando lança um filme novo no cinema e os cinéfilos afirmam que a produção merece nota 10, no dia seguinte você está lá comprando os ingressos, certo?

Assim, como mil pessoas falando que o meu texto vale a pena, é muita gente! Portanto, aquilo parece verídico em sua mente, uma vez que essas pessoas testaram o meu produto.

Nesse caso, para aprimorar ainda mais a sua estratégia, utilize números. Há uma enorme diferença entre “mil pessoas leram esse texto” e “várias pessoas leram esse texto”. Os números e porcentagens altas geram, no mínimo, curiosidade.

Afinal, por que mil pessoas gostaram disso? Lembre-se, as pessoas são atraídas pela multidão!

Eu fiz esse texto gratuitamente para te ensinar sobre gatilhos!

O fato de usar a palavra “gratuito” torna a oferta um presente para o seu público! É exatamente disso que se trata o gatilho de reciprocidade.

Quantas vezes você recebeu um presente e acabou retribuindo o feito apenas por educação? Seguindo a mesma lógica, quando o seu conteúdo gera valor de forma gratuita para o seu cliente, ele se sente na obrigação de fechar uma compra com você, por exemplo!

Os grandes sábios lerão esse texto!

Se você deseja fazer parte de um determinado nicho e tomou boas decisões com base nisso, certamente, entende o que são gatilhos mentais de proximidade!

Esse subtítulo que criei, é um exemplo desse estímulo. Tanto quem se considera sábio se identificará, assim como quem não é!

Eu, particularmente, gosto de utilizar muito esse gatilhos, pois despertam a vontade de ser reconhecido com esse título no futuro! Dessa forma, caso existisse um texto sobre “Os grandes sábios lerão esse texto”, os cliques seriam assertivos, pois o que estivesse ali corresponderia ao que a pessoa deseja ser em um futuro próximo.

Eu tentei ao máximo explicar o que são gatilhos mentais! Só para você entender, existem outros inúmeros estímulos capazes de ativar a atenção do seu consciente, mas não seria possível citar todos aqui!

Ficou interessado em aplicar isso em suas vendas? Posso te ajudar! Entre em contato com a minha empresa, Bendita Mídia, preencha o formulário como pedido de ajuda e deixe que nós tomamos conta do Marketing Digital do seu negócio.

 

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