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Marketing Digital

Definir os KPI’s da sua empresa é a principal estratégia!

Uma empresa de tecnologia teve a ideia de uma campanha publicitária para divulgar o seu novo produto nas mídias digitais. Investiu milhões na criação e execução; fez o lançamento e cruzou os dedos para que obtivesse os resultados esperados? Não! Os dados não caem do céu e todo o dinheiro investido precisa ter um retorno, por isso, mais de 50% empreendedores que estão em constante crescimento precisam definir os KPI’s da sua empresa para mensurar os resultados de suas estratégias e entender quais esforços foram válidos para o aumento das vendas.

Então, eis que te pergunto: Você faz parte do grupo de empresas que crescem todos os meses analisando os indicadores de resultados ou é mais um dos empreendedores que acreditam que o Marketing é somente uma forma de divulgação bonita nas redes sociais?

Esse texto é para que você entenda de uma vez por todas o potencial do Marketing Digital e como decifrar o que esses indicadores-chave significam na hora de tomar decisões e atitudes mais assertiva na venda do seu produto.

Atenção: os indicadores-chave somente serão eficientes, se você definir suas métricas e ações midiáticas corretamente. Então, antes disso, leia o texto sobre dicas de Marketing Digital e trabalhe estratégias em prol dos objetivos do seu negócio.

O que são os KPI’s?

Para que você saiba definir os KPI’s da sua empresa, é necessário que você entenda que esses indicadores-chave são capazes de apontar se suas ações e campanhas midiáticas, por exemplo, estão suprindo as metas ou fracassando nos resultados.

Aposto que você deve ter se questionado: “Mas isso não são métricas?”. A resposta é negativa, uma vez que KPI’s são modelos de análises e avaliações para o desempenho de uma campanha. Enquanto a métrica de vaidade, por exemplo, é considerado apenas um indicador-chave.

Os principais KPI’s utilizados por pequenas e médias empresas são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de fidelização e churn rate.

Entenda um pouco sobre cada um deles e saiba aplicá-los no seu negócio! O ticket médio equivale ao quanto o seu cliente gasta em cada compra na sua empresa. A taxa de conversão é bastante claro, né? São todos os leads que se transformaram em clientes através de e-mails marketing ou materiais ricos disponibilizados na internet. A taxa de fidelização é a análise de quantos clientes retornaram a sua empresa após a primeira compra. Enquanto, o churn rate significa perceber quantos dos seus clientes tiveram uma experiência ruim por não ter o perfil ideal ou não retornaram a sua empresa.

Agora, vamos ao que interessa: definir os KPI’s da sua empresa!

O primeiro passo é ter em mente quais os objetivos que sua empresa deseja alcançar! Parece bobeira alertar sobre definição de objetivos. Porém, existem empreendedores que investem em ações estratégicas, mas não sabem onde querem chegar. É importante avaliar a posição do seu negócio perante ao mercado, como estão suas vendas? Como os clientes enxergam sua marca? Existem aumento de seguidores em suas redes?

Outra questão importante é: toda sua empresa precisa trabalhar em prol dos mesmos KPI’s. Se a sua loja é física todos os seus vendedores precisam realizar cadastros dos clientes que finalizam compras, para saber se cliente novo retorna futuramente ou se ele conheceu a sua empresa por conta das suas ações online.

Essas métricas são importantes porque trazem dados concretos e não são baseadas em suposições. Então, se há uma taxa alta de churn rate, significa que o seu atendimento pode não ter sido eficiente, que a sua empresa não foi apresentada da forma correta, que o seu cliente não ficou satisfeito com a solução oferecida pelo seu produto ou encontrou na concorrência uma qualidade maior.

Entendeu agora a importância de definir os KPI’s da sua empresa? Aplique todos esses conhecimentos já em suas estratégias! Caso precise de um help, mande mensagem em nossas páginas e combine um café. Tenho certeza que a bendita equipe é capaz de auxiliar sua empresa no aumento das vendas.

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