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Marketing Digital

Bendita Mídia nos Estados Unidos!

Por que os brasileiros são tão apaixonados por marcas americanas? Por que as empresas do exterior estão muitos passos à frente das empresas brasileiras? Como faturar os mesmos milhões que a Universal e a Disney, por exemplo? Essas são as respostas buscadas pela Bendita Mídia nos Estados Unidos.

Os CEO’s da Bendita Mídia embarcaram no dia 13 de fevereiro em um avião com destino a Orlando. A dupla viveria dez dias em um dos maiores destinos turísticos americanos para fazer uma imersão a fim de estudar a experiência do consumidor e as estratégias de Marketing utilizadas nos empreendimentos dessa localidade. Assim, os estudos serviram para aumentar a bagagem de conhecimento da agência e gerar vários insights que poderão ser aplicados em nossos clientes em busca de grandes resultados!

O roteiro da Bendita Mídia nos Estados Unidos!

O roteiro criado envolvia conhecer grandes empresas como a Universal e Disney Springs, mas dar a devida atenção também ao que as pesquisas e estudos realizados até hoje sempre se esqueceram: as pequenas empresas!

É incrível experimentar o mundo mágico criado pela Disney e trazer, através de dados, todos os pontos positivos que tornam esse um dos locais mais desejados pelos brasileiros.

Porém, você não tem o mesmo fundo de investimento para contratar funcionários para ficar andando pelo estacionamento durante o dia todo, auxiliando famílias a encontrar seus carros. Ou treinar equipes para que, quando uma criança derrubar um sorvete no chão do seu estabelecimento, além de limpar toda a sujeira, traga um novo sorvete antes mesmo dela chorar!

Todas essas ações são incríveis e tornam a experiência do consumidor ainda mais apaixonante! Porém, não condiz com a realidade das pequenas empresas ou startups brasileiras que vislumbram um crescimento rápido!

Por isso, a intenção da Bendita Mídia nos Estados Unidos foi visitar pequenos estabelecimentos de diversos segmentos para descobrir a fórmula para conquistar a paixão dos brasileiros pelo seu negócio!

Experiência do consumidor em restaurantes!

Os destinos escolhidos foram McDonald’s, Wendy’s e Denny’s. Lanchonetes típicas americanas que seguem o mesmo trâmite da maioria dos fast foods que já conhecemos no Brasil.

Como já é visto no aeroporto de Congonhas, pelos consumidores do McDonald’s ou pelos clientes do Bob’s da rodoviária de São Paulo, lá na maioria dos fast food você faz seu pedido através de um painel eletrônico que indica os lanches, as opções extras, as promoções do dia e permite que você até mesmo realize o seu pagamento por meio de cartão de crédito. Ou seja, você somente tem contato brevemente com um atendente quando sai o número do seu pedido no telão e você pega a bandeja em cima do balcão!

Um dos maiores pontos positivos em relação a isso é que você se sente independente! Dificilmente você vai ter brecha para reclamar que a atendente é lenta ou que o seu pedido foi anotado incorretamente. Porque são os próprios clientes que realizam essa função. E, acreditem, os CEO’s da Bendita Mídia afirmam que não se sentiram desamparados em nenhum destes três estabelecimentos.

Seria essa uma boa estratégia?

Em contrapartida, lembram que logo no primeiro dia se depararam com um empreendimento bastante surpreendente. A ideia era ir à Cicis Pizzaria, um local bastante típico entre os moradores de Orlando e que traz um preço atrativo aos olhos de quem gosta de comer à vontade.

Você entra no estabelecimento e não encontra nenhuma comunicação visual que mostre as opções da casa, por exemplo. Só que todos os consumidores que estão ali aparentam estar familiarizados com a situação, sabem realmente o que querem e como pedir. E o mais engraçado é que não tem um garçom para explicar o cardápio ou indicar algo, você realmente tem que “se virar”.

A análise dos dois especialistas diz que essa pode ser uma estratégia que fideliza os clientes. Porque você acaba desejando fazer parte do nicho de pessoas que estão familiarizadas com esse tipo de serviço. Porém, o consumidor poderá ficar assustado e achar que essa sensação vai acompanhar ele todas as vezes que precisar ir até essa pizzaria. Portanto, não dará oportunidades para novas experiências.  

Experiência do consumidor em um posto de gasolina!

A Wawa é mais uma rede de postos de gasolina comum, mas com um diferencial: não existe frentista! Você mesmo precisa abastecer o seu carro, ninguém fará isso por você!

Assim, como em qualquer posto das rodovias brasileiras, na Wawa o consumidor encontra um cardápio incrível de comidas e bebidas. E não se trata de bebida alcoólica! Um copo de refrigerante grande custa cerca de R$ 0,99. Ou seja, muito barato para os olhos de dois brasileiros que estão acostumados a pagar R$ 5,00 em uma lata de refrigerante.

Experiência do consumidor em outlet!

A primeira impressão da Ross não saiu da mente dos CEO’s! Um local pequeno, bagunçado e com muita roupa que lembrava um brechó! Todos se enfiam dentro do mutirão de peças e escolhem as que mais combinam com o seu estilo. Assim como já citado anteriormente, você não vai precisar dizer “Só estou dando uma olhadinha”, quando não quiser ajuda de um vendedor. Porque não tem um vendedor, todos os clientes pegam o que querem e levam para o caixa.

A Burlington funciona do mesmo jeito! Todas as roupas que estão ali são novas, mas que saíram de linha das suas respectivas marcas. Portanto, são vendidas por um preço muito mais em conta! E, em comparação, A Burlington possui um ambiente mais organizado e o cliente não se sente perdido em meio a tanta roupa!

Experiência do consumidor em supermercado!

A Bendita Mídia, nos Estados Unidos, foi visitar apenas dois estabelecimentos desse segmento: Walmart e Target. O Walmart se trata de uma rede que estamos familiarizados em nosso país. Enquanto o target se trata de um supermercado de classe A dos americanos. Ou seja, os turistas acham tudo muito caro e quase nunca é o destino deles!

Ainda sim, os CEO’s da Bendita acharam válido conhecer essa realidade! E, acredite, não tem para quem pedir auxílio para encontrar a prateleira do leite. E eis que a dupla percebeu o quanto os brasileiros são mal acostumados a perguntar ao invés procurar o produto.

Estratégias de Marketing!

Depois dessa experiência, Laís e João têm certeza que os americanos não conhecem a frase “Menos é mais”. As propagandas e o marketing são bastante exagerados! Por onde os consumidores passam, eles se deparam com a autopromoção de um produto.

Um ponto importante visto pela Bendita Mídia nos Estados Unidos, é que os americanos fazem propagandas diferentes dos publicitários brasileiros! Eles saem da caixinha e deixam a criatividade fluir; mesmo que a ideia não tenha nenhuma ligação com o produto que você vende. A Geico é um grande exemplo disso. Trata-se de uma empresa de seguro de automóveis e a sua persona é um lagarto falante! Bastante criativo, certo?

O que agregou à Bendita Mídia nos Estados Unidos?

A bagagem de conhecimentos e a expertise em grandes resultados foram atualizadas com sucesso! Os CEO’s descobriram uma nova forma de empreender que os brasileiros amam, mas que as empresas brasileiras ainda tapam os olhos para a grande mudança necessária!

Portanto, a equipe da Bendita Mídia agora possui o know how para mudar o futuro de pequenas empresas e startups que querem aumentar o faturamento e conquistar o público que tanto desejam!

Aprendeu um pouco com a Bendita Mídia nos Estados Unidos? Ficou interessado em nosso trabalho? Entre em contato com a nossa equipe e nos conte como podemos te ajudar!

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